Perspectivas em tempos de Covid 19


Muitas são as personagens que homenageiam e elevam os profissionais de saúde, com discursos eloquentes, colocando um tom emotivo nas palavras. No entanto são as atitudes que deviam servir o exemplo para dar algum alívio para quem está na linha da frente…. Deixo aqui expressa uma opinião de um enfermeiro de um hospital do Porto para demonstrar as emoções que muitos profissionais sentem:
“ (…) Se tenho medo? Acreditem que tenho muito…. Medo de ficar infetado e sobretudo de funcionar como um meio de disseminação da doença - de contagiar os meus colegas, os doentes e a minha família. Todos os dias vemos nas notícias o número significativo de profissionais de saúde atingidos pela doença. É impossível ficar indiferente.
Nesta luta todos os profissionais de saúde, desde médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes operacionais fazem o seu melhor para superar esta pandemia. Combatem diariamente este inimigo invisível, sozinhos e em equipa, com a responsabilidade lado-a-lado com o medo e a exaustão. Somos uma frente unida e estamos todos comprometidos a fazer a nossa parte neste enorme desafio…. Acreditem que é com muito orgulho e com sentimento de missão cumprida que saio do hospital no final de cada turno…pois sei que fiz algo de bom na vida de alguém!
Fico revoltado quando vejo nas notícias autênticas romarias nas ruas, as praias repletas de gente a apanhar banhos de sol, o cão que vai passear 10 vezes por dia à rua, as milhentas caminhadas em grupo e o jogo de sueca com os amigos no jardim…. A melhor homenagem é ficarem em casa com a vossa família e acreditem, que nós profissionais de saúde dava-mos tudo para estar com a nossa. Estes sacrifícios justificam que todos resistam á tentação de sair de casa sem um motivo urgente.
Por outro lado, no meio desta tempestade, surgem pessoas com um coração enorme e um sentido de solidariedade de outro mundo, que nos deixa a todos orgulhosos das nossas gentes. Agradeço a todos os que tem contribuído com comida, material de proteção, alojamento para profissionais e outras inúmeras ofertas que nos chegam todos os dias, tornando esta realidade difícil um pouco mais leve.
Os heróis não somos nós, são os doentes internados num quarto fechado sem visitas das famílias e, para eles, deixo uma palavra de força e de rápidas melhoras. (…)
https://averdade.com/opiniao/2020-04-06-COVID-19-Ser-enfermeiro-no-meio-desta-pandemia, é onde está o original desta reflexão.
Cada ano que passa o desejo é de esperança e boas novas, que este traga mais sabedoria e humanidade nestes tempos de convulsão social e económica.